DIA INTERNACIONAL DA MULHER


















No dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher, data que tem como origem manifestações de mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho.
Ao longo tempo, vejo esta data se perdendo e adquirindo cada vez mais, um caráter único festivo e comercial. Atualmente o dia 8 de março perdeu o seu sentido original.
Para que um ideal tome forma, para que a luta seja verdadeira e digna, é preciso antes de qualquer atitude, ter consciência de quem somos, onde estamos, o que realmente queremos. Ainda há muitas mulheres, tentando conquistar seu espaço por meios que levam cada vez mais ao desrespeito e a falta de amor próprio. É preciso ter amor próprio, dignidade, auto-respeito, acessar a sabedoria, saber falar NÃO, e lutar dignamente.
Que seja um dia de consciência de todas as mulheres, é preciso partir das mulheres, de outra forma tudo continua como está, apenas uma data.
Anualmente faço questão de postar a história deste dia. Hoje, ainda há muitas pessoas que sequer sabem o porque desta data. E ela fica reduzida à flores, presentes, almoços, etc. Nada contra à estes mimos, mas tudo tem hora certa, e este dia não foi intitulado com este objetivo. Para quem ainda não conhece:
História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TARA - Deusa do Tempo e da Vida

Saraswati - Deusa do Conhecimento e da Artes

Guedra