TARA - Deusa do Tempo e da Vida


A deusa Tara é conhecida na China como Kuan Yin e no Japão como Kwannon.

Diz a lenda que das lágrimas de compaixão do Bodhisattva Avalokiteshvara formou-se um lago ; desse lago saiu uma linda flor de lótus onde aparecia sentada a bela Tara.

Avalokiteshvara ou o Senhor que olha para baixo é o filho de Amithaba e Pandara. É um Bodhisattva que jurou não entrar no Nirvana até que todos os seres vivos de todos os reinos(humano, deuses, animais, seres infernais)sejam redimidos. É considerado protetor das caravanas, naufrágios e das mulheres que querem ter filhos como os desejam. Aparece representado na mão esquerda com uma flor de lótus e na mão direita com um rosário.

A deusa Tara assume várias cores: branca, verde, azul, amarela, negra e vermelha..

A Tara branca aparece sentada em posição de lótus(Padmasana), e para além dos dois olhos tem ainda mais , um na testa, dois nas palmas das mãos e dois solas dos pés.

A Tara verde tal como a branca fazem o gesto de misericórdia(Varada-mudra) com a mão direita e com a mão esquerda, fazem o gesto de discussão(Vitarka-mudra).

Podemos "ouver"(esta expressão não existe, é uma forma de ouvir+ver) as cores de Tara em quatro dos mantras das dezesseis oferendas secretas:

1. a deusa azul, que toca o alaúde... OM AH VAJRA-VINE HUM

2. a deusa amarela, que toca a flauta, OM AH VAJRA-VAM SHE HUM

3. a deusa vermelha que toca o tambor OM AH VAJRA-MURAGE HUM

4. a deusa verde que toca o tambor, OM AH VAJRA-MRIDAMGE HUM

Mãe dos Vitoriosos, Tara simboliza a contrapartida feminina de Buda. É também considerada a Mãe de Buda. Ela protege dos perigos e concede longa vida. Diz-se que era uma princesa que estudava o Dharma, e que foi considerada tão elevada que os lamas que a ensinavam lhe desejaram o melhor karma possível, que seria renascer futuramente como homem, para atingir a completa iluminação. Ela disse então que buscaria a iluminação para sempre renascer como mulher, para ajudar os seres. E assim foi, desde então. Existem 21 Taras, de cores e significados específicos, mas as mais conhecidas e veneradas são a Tara Branca, a Tara Verde e a Tara Vermelha. Canta-se a ela dizendo OM TARE TAM SOHA.

Seu mantra é: OM TARE TUTARE TURE SOHA.

OM - São as qualidades do corpo, palavra e mente dos Buddhas. É a meta.

TARE - Significa “aquela que liberta”.

TUTTARE – “Que elimina todos os medos”. Os oitos medos causados pelas oito ilusões: l. Apego (enchente). 2. Ira (fogo). 3. Ignorância (elefante). 4. Inveja (serpente). 5. Orgulho (leão). 6. Avareza (correntes da prisão). 7. Visões erradas (ladrões). 8. Dúvida (fantasmas).

TURE – “Que concede todo sucesso”.

SOHA – “Que as bênçãos de Tara contidas no mantra se concretizem”.

Comentários

  1. Querida Prof. Andrea !
    Amei a aula de ontem, vc. é linda, atenciosa, carinhosa com todas as alunas.
    Vou voltar com certeza. Muito obrigada.
    Cris

    ResponderExcluir
  2. Amada fiquei muito feliz com sua presença.
    Desejo que te faça muito bem e que desperte muita alegria em sua vida.

    Beijos no coração

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Saraswati - Deusa do Conhecimento e da Artes

Guedra