Esclarecendo Dúvidas

Na prática de Yoga, beber ou não beber água?

Eu sigo as orientações de meu professor Osnir Cugenotta.

Não se deve beber água nem antes nem durante nem depois da prática, seja ela de asanas ou de pranayama. O tempo que se deve esperar para beber água depois da prática deve ser de pelo menos meia hora. A razão para isso é que durante a prática de asanas e pranayamas nós mudamos a direção natural dos vayus. A inspiração consciente dirige o prana, que é normalmente ascendente para baixo. A expiração consciente promove a elevação do assoalho pélvico (mula bandha), o que conduz apana vayu, que é normalmente descendente para cima.
Durante a retenção, após a inspiração, samana vayu é acionado e isso une prana e apana direcionando-os para a boca do sushumna Nadi, direcionando, assim, a kundaliní para cima.
Essa ascensão da energia depende diretamente de samana vayu, se comermos ou bebermos algo logo após a prática de asanas ou pranayama, samana vayu, que é responsável pelas assimilações, ficará ocupado e não será possível sua atuação em prol da autorrealização, e esta depende inteiramente da ascensão da kundalini.
De maneira similar, se houver a necessidade de esvaziar a bexiga pelo consumo de água antes ou durante a prática, apana novamente voltará a fluir para baixo, neutralizando, assim, os aspectos mais importantes e profundos da prática.
Se bebermos água ficaremos apenas com os benefícios físicos e não com os mais sutis que é o que difere o Yoga de uma simples atividade física.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TARA - Deusa do Tempo e da Vida

Saraswati - Deusa do Conhecimento e da Artes

Guedra